Galáxia • qualquer maneira de amor vale a pena
Dia do orgulho 🏳️🌈, um clube de assinatura de poesia e a história da arte queer

Sei que estou sumida, mas entrei num combo casamento + lua de mel + trabalho e só consegui parar para respirar agora. Nesse meio tempo, continuei salvando coisas legais que vi por aí e finalmente consegui organizar tudo para mandar uma edição bem caprichada. Vamos nessa! 🫶
No fim, achei temático enviar a newsletter no Dia do Orgulho LGBTQIAP+, um dia tão importante para nossa comunidade e cheio de significados. Como uma pessoa queer, celebro a minha existência o ano todo, mas acho que é válido ter dias em que o assunto fica ainda mais quente. Vivo em uma bolha privilegiada, mas reconheço que ser quem eu sou já é uma resistência e uma luta todos os dias! 🌈
📕 5 HQs nacionais com a temática LGBTI+. (Nexo)
🎞️ Filmes que ajudaram na descoberta e despertar queer. Qual foi o seu? (Them.)
🎨 Você conhece a história da arte queer (The Baffler)? E 15 artistas LGBTQI+ que estão bombando. (Arte que Acontece)
Curiosíssima com a premissa dessa série Jury Duty, uma espécie de documentário onde montaram um processo com atores e só uma pessoa não sabia que tudo era falso.
💻 Quais são as línguas mais faladas na internet? Bom, o inglês é meio óbvio, mas fiquei intrigada com alemão na posição cinco, bem na frente do português. É uma pena que só 3% da internet tenha acesso ao mundo maravilhoso que é a internet pt-br. (rest of world)
📱 Os primeiros bebês das redes sociais estão crescendo e questionando todos posts e exposição de seus pais. (The Atlantic)
🍸 Sex and the City está de volta para uma nova temporada. Confesso que não amei os dois primeiros episódios, mas estou ansiosa para ver o que vem por aí! Para quem é fã, a New Yorker fez uma entrevista bem legal com a Sarah Jessica Parker e recomendo esse episódio do podcast da Vogue sobre a influência da série na moda nos anos 2000.
🙃 Qual é a da teoria dos sete tipos de amizades, que está viralizando no TikTok? (Bustle)
🚶♀️Quando eu viajo, meu passeio favorito é simplesmente andar pela cidade, o melhor jeito de descobrir cantinhos e ver a vida como ela é. O NY Times publicou um ótimo guia de caminhadas em sete cidades do mundo. O Rio tá lá no meio!
🧳 Falando em viagem, descobri esses dias a plataforma Ème, que dá dicas chiquérrimas de viagem.
🍿 O Letterboxd mudou o algoritmo das listas de filmes mais bem avaliados e isso foi terrível para os filmes fora do eixo Estados Unidos - Europa. Uma pena.
Duas horas e meia de conversa do Mano Brown com a Conceição Evaristo, imperdível!
🫠 Catharsis Now é uma visualização de dados ao vivo dos estados emocionais das pessoas. O site pega as postagens do subreddit r/Offmychest e as mapeia de acordo com o sentimento e o tempo.
🚗 Todas as informações que o seu carro tem de você. Spoiler: é muito mais do que você imagina. (Wired)
🌳 Terra Yanomami zera alertas de garimpos ilegais pela primeira vez desde 2020. (G1)
📷 Saiu o edital da Bolsa ZUM, com bolsas no valor de R$ 80 mil para pesquisa em fotografia, audiovisual e multimídia. As inscrições vão até o dia 23 de julho!
Me sentindo muito chique de ter sido citada pela Branca Vianna nesse papo com o Marcelo Tas, falando sobre a história dos cadernos, tema de um episódio da Rádio Novelo Apresenta! 🥰
🔮 “Se todos acreditam que o futuro é distópico, isso poderia nos levar a torná-lo distópico?”. Sempre enxerguei muito potencial na ficção científica como ferramenta de transformação, esse texto fala um pouco sobre isso. (De Zeen)
👩💻 As distopias escritas por mulheres – conteúdo que adorei fazer para a Editora Aleph!
🥳 Como se divertir mais. (Psyche)
🖼️ Três exposições imperdíveis para quem está em SP: Helena Almeida no IMS, Antonio Obá na Pina Contemporânea e Studio Drift no CCBB.
📭 O Círculo de poemas é um clube de assinaturas de poesia que nasceu da parceria entre as editoras Fósforo e Luna Parque. A caixinha de julho está bem especial, com Tradução da estrada, da poeta argentina Laura Wittner, e De uma a outra ilha, de Ana Martins Marques. E vem coisa boa por aí: Paterson, do William Carlos Willians, Donizete Galvão, Bruna Beber e mais. Eu consegui um cupom pros leitores da Galáxia, que dá direito a 15% de desconto na assinatura semestral ou anual (GALAXIA15). Mas lembrando, para receber a caixinha de julho, é preciso pedir até o dia 10.
A tristeza que vai virar São Paulo com o novo plano diretor. E a notícia que o Bar Balcão pode fechar também está mexendo comigo 💔.
É isso por hoje! Para quem quiser me acompanhar no Instagram ou no Twitter, sempre posto coisinhas por lá entre uma edição e outra. Nos vemos em julho!
Galáxia • qualquer maneira de amor vale a pena
Meus deus, saí clicando tudo!!!! Coincidentemente, estou fechando a Espiral aqui e falando sobre espaço público e aí vi esse novo plano diretor de SP e chorei de tristeza aqui.