Galáxia • pero que las hay, hay
As lições da coluna Modern Love, a história das bruxas e uma conversa com Tamara Klink
A coluna Modern Love completou 20 anos, com mais de 200 mil histórias de amor compartilhada ao longo dessas últimas décadas. A coluna rendeu um podcast e uma série (indico as duas!) e sempre dá um quentinho no coração. Daniel Jones, editor da coluna, compartilhou sete lições que aprendeu com essas histórias sobre amor e relacionamentos. Ele revela que o amor é resiliente, fala da importância da curiosidade e da empatia e também que precisamos reconhecer a beleza da impermanência — a ideia de que os relacionamentos, mesmo que não durem para sempre, podem ser bons e transformadores enquanto existirem. Vale ler! Me lembrou um pouco um vídeo que adoro da The School of Life, que sempre revisito por aqui.
🤯 Dicas para lidar melhor com conversas difíceis. (Inc.)
🎞️ Plataformas como o Letterboxd estão mudando a maneira como assistimos filmes. Será que isso é bom ou ruim? (Cultured Mag)
🎛️ Cinco conteúdos que ajudam a construir um panorama do surgimento e influência da música eletrônica dentro e fora do Brasil. (Gama)
📢 Esse ótimo relatório do Tumblr mostra como os jovens estão transformando o marketing ao priorizar suas comunidades digitais.
🎧 E esse relatório do Spotify mostra como a geração Z está usando a plataforma.
Impossível não ser fã da Tamara Klink, uma das mulheres mais inspiradoras da nossa geração. Acompanhei pelo Instagram a sua viagem pelo Ártico e estava louca para ouvir ela falar sobre a experiência.
🎨 Uma entrevista com Marina Abramović que, aos 77 anos, continua influente no mundo da arte e lançou produtos focados em longevidade. Ela reflete sobre sua vida, arte, envelhecimento, disciplina pessoal e sua meta de viver até os 100 anos. (Guardian)
📚 Han Kang, escritora sul-coreana, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2024. (G1)
🏳️🌈 Harlem Renaissance: como artistas, músicos e escritores negros expressaram suas identidades e sexualidades em espaços públicos e privados, desafiando as normas sociais da época e transformaram o Harlem em um centro vibrante de diversidade cultural e sexual. (NY Times)
🧙A crença em bruxas é um fenômeno quase universal nas sociedades humanas, e reflete medos profundos sobre o desconhecido, o poder invisível e o desvio das normas sociais. (Aeon)
E falando em bruxas, estou adorando a série Agatha All Along, um spin-off de WandaVision que mistura humor e suspense com uma pegada bem atual.
🚨 Fizeram um experimento com os óculos inteligentes Ray-Ban da Meta e a partir do rosto de desconhecidos descobriram informações pessoais como nome, número de telefone e endereço residencial, o que levantou sérias preocupações sobre privacidade e segurança. (404 Media)
🛐 A tecnologia está transformando práticas religiosas: de templos impressos em 3D a sacerdotes e monges famosos no TikTok. (Rest of World)
❤️🩹 Quatro passos simples para praticar a empatia de forma saudável e se proteger do esgotamento emocional. (Pocket)
🇩🇪 Especulação imobiliária ameaça cena clubber de Berlim. (DW)
Vi o vídeo do cachorro no topo de uma pirâmide no Egito e estou obcecada!
🫥 Você diz a si mesmo que está mais feliz do que realmente está? Pare de se enganar. (Guardian)
🍿 50 melhores filmes dirigidos por mulheres da década de 1990. (Feito por Elas)
🫂 Criadores de conteúdo no TikTok estão usando suas experiências com transtornos mentais para desestigmatizar suas condição, ao mesmo tempo que monetizam sua presença nas redes sociais. (Elle)
🤐 Os emojis ajudam ou prejudicam a nossa linguagem? (Big Think)
👖 O The Pudding fez uma análise comparando bolsos de roupas femininas e masculinas, e claro que os nossos são bem piores.
💋 A armadilha da transformação: como todos nos tornamos viciados em "glow-up". (Dazed)
🟧 Lifeworld é a nova obra de arte de Olafur Eliasson que convida à contemplação sobre identidade e lugar, transformando espaços digitais e físicos ao redor do mundo. (Dasartes)
🥗 A África está combatendo a crescente fome recorrendo a alimentos tradicionais do passado, buscando soluções sustentáveis em culturas e práticas alimentares antigas. (MIT Technology Review)
O Tyler, the Creator lançou o single NOID, com um ótimo clipe dirigido por ele.
🇯🇵 O mundo vê o Japão como um exemplo de minimalismo, mas sua cultura oculta de acumulação mostra que "mais" pode ser tão mágico quanto "menos". (Aeon)
🤖 As histórias que contamos sobre robôs revelam nossos medos, desejos e reflexões sobre o que significa ser humano. (Vox)
🎵 O que está por trás do que hita no Brasil? Esse relatório da Globo e da Inesplorato investiga o que faz uma música ser sucesso por aqui.
🎤 #ComeToBrazil: por que o nosso país é o palco global onde todos os artistas querem se apresentar. (Remezcla)
Gostou da Galáxia? Compartilhe com alguém que possa gostar! Lembrando que no começo do mês mandei uma edição com dicas de ferramentas e truques para navegar melhor pelos links que mando por aqui:
Por hoje é só. Semana que vem tem mais! 🙌 Quem quiser me seguir no Instagram, posto coisas por lá eventualmente.