Galáxia • nadie sabe lo que va a pasar mañana
As vozes de Gaza, um indígena na Academia Brasileira de Letras e como beber menos
❤️🩹 Uma semana triste e pesada com essa guerra desumana. Para quem quiser entender melhor o que está acontecendo, a
separou alguns podcasts que estão cobrindo as últimas notícias. Eu particularmente fiquei muito tocada com o episódio do NY Times onde palestinos contam como estão as coisas por lá. Meu coração fica em pedaços vendo toda essa crueldade que pessoas inocentes estão sofrendo, há tanto tempo.E no Brasil as coisas não vão nada bem também: ações policiais na Maré, bancada reacionária querendo acabar com o casamento homoafetivo e tantas outras violências que precisam da nossa atenção diariamente. Seguimos.
🛠️ Como a geração Z está salvando os sindicatos: mesmo com a redução do número de membros, o apoio dos trabalhadores aumentou nos Estados Unidos nos últimos anos. (G1)
🍸 Estamos bebendo menos? O consumo de bebidas alcoólicas está diminuindo em alguns lugares do mundo e o surgimento de mais opções sem álcool comprovam a tendência. Esse episódio do podcast do The Summer Hunter fala sobre isso, e essa ótima matéria do Psyche dá dicas de como pegar mais leve na bebida.
🤝 Um guia de networking para introvertidos (🙋🏻♀️). (The Economist)
🇵🇸 Que tristeza saber que a autora palestina Adania Shibli teve sua homenagem cancelada na feira de Frankfurt. O livro dela, Detalhe menor, foi uma das minhas leituras preferidas dos últimos anos, recomendo demais! Inclusive na época fiz um conteúdo bem legal para a Todavia com indicação de artistas palestinas para conhecer.
Look around, everybody on mute. Me sinto pronta para rever o show da Beyoncé nos cinemas no ano que vem! E espero que tenham incluído essa cena maravilhosa nos extras, rs.
🍀 Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito à Academia Brasileira de Letras. (Folha)
🛬 Como é a vida de refugiadas que migram para o Brasil. (Nexo)
📚 Uma coisa que vinha me incomodando e o
colocou em palavras: será que estamos lendo os mesmos livros? Com a bolha literária nas redes sociais, a sensação é que todo mundo só lê lançamentos ou livros clássicos. Onde fica toda a produção dos últimos anos, que não chegou a ser compartilhada no #BookTok? Tive essa sensação ao ler A visita cruel do tempo, livro que entrou pros meus favoritos e que simplesmente nunca esteve no meu radar. Qual foi o último livro não instagramável que você leu?✍️ Por outro lado, feliz em ver que as mulheres estão dominando as temporadas de feiras literárias! (Nexo)
Curiosa para assistir o filme novo da Vera Egito, que acabou de ganhar o prêmio de melhor filme de ficção do Festival do Rio. Ele se passa no dia da batalha da Rua Maria Antônia, com o embate entre estudantes da USP e do Mackenzie. O filme também vai passar na Mostra de Cinema de SP, pra quem quiser assistir por aqui.
☁️ O fenômeno do “salto da pandemia”. O que aconteceu com todos os anos que perdemos?
🫥 Das selfies às videochamadas, somos constantemente confrontados com os nossos próprios reflexos – e isso está mudando completamente a forma como nos enxergamos. (Dazed)
🧢 O bingo dos ~muderrrnos: o que é ser hipster em 2023. (Vice)
🛒 As dimensões do consumo afro-brasileiro: como o mercado tem focado seus esforços de pesquisa para este público? (Globo)
Quem lembra do Vimeo Staff Picks? Era uma das minhas maiores fontes de referências e sempre descobria coisa legal por lá. Eles acabam de comemorar 15 anos e nessa entrevista os curadores contam do projeto e apontam as maiores tendências do audiovisual desses últimos anos.
🔪 A faca no coração que é o disco novo do Sufjan Stevens. E ficou ainda mais triste quando soube da história por trás do album, que foi dedicado ao seu parceiro que morreu no começo do ano. (Them)
🫂 Simplesmente todos os conteúdos produzidos pelo The Pudding merecem uma menção aqui na newsletter. Esse sobre a epidemia de solidão é sensacional.
💻 Fazia tempo que não fuçava os cursos do Itaú Cultural e me deparei com tanta coisa legal, que vai faltar tempo pra consumir todos os conteúdos! Vale ver. É tudo de graça e online.
🧑🎨 Nove artistas na casa dos 90 anos <3. (Mira)
☕️ Cafés e restaurantes para quem ama moda. (Elle)
🎧 Nadie sabe lo que va a pasar mañana: saiu disco novo do Bad Bunny.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_640,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fd0b146f1-2201-4704-ad1e-a76e74c6a02e_1080x1920.jpeg)
Enable 3rd party cookies or use another browser
💃 Uma entrevista com a icônica Márcia Pantera, discutindo sua longa carreira de 33 anos e seu impacto na cena drag e no movimento LGBTQIA+ brasileiro. (Revista Hibrida)
🖼️ A indústria criativa mudou desde o movimento Black Lives Matter em 2020? Esse artigo discute se a indústria criou um espaço sustentável para profissionais negros. (It's Nice That)
😔 Como ser feliz em um mundo que parece ter sido feito para te deprimir. (The Profile)
🤖 As personas dos chatbots de IA da Meta me assustaram um pouco.
Por aqui…
• As meninas do Bigorna estão na Serra da Capivara e desbloquearam um novo destino para uma próxima viagem minha. Vale acompanhar! A Naza, da ótima
também já tinha cantado essa bola no ano passado.• Fiquei offline no feriado, o que me rendeu boas leituras e muitas palavras-cruzadas feitas. Além da temporada nova de Lupin e os primeiros episódios de A Queda da Casa de Usher, na Netflix.
• Estou amando Drag Race Brasil! As queens são ótimas e estão entregando memes, referências brasileiras e mais.
Por hoje é só! Quem quiser pode me acompanhar também no Instagram, eventualmente posto coisas por lá também. Até a próxima 💛
Obrigado pela indicação, Maria Clara :)
Aqui na Alemanha a situação ficou bem ruim para os palestinos, inclusive as manifestações pro-Palestina foram canceladas. Tá um fuá, com gente marcando casas de judeus com estrela de David. Uma vergonha. Acho uma vergonha terem cancelado a premiação.