Galáxia • linha do tempo
Um podcast muito especial, o novo livro da Patti Smith e a greve dos roteiristas nos Estados Unidos
A newsletter costuma sair na terça, mas nessa semana achei que merecia atrasar um pouco pra poder divulgar a minha participação no episódio dessa semana da Rádio Novelo Apresenta! Não queria perder a euforia do momento 🧡
No começo do ano tive a ideia de sugerir uma história para um dos meus podcasts favoritos, e não é que gostaram da ideia? Para quem não sabe, meu pai escreve um caderno diário da família desde o dia que nasci. Isso significa que tenho todos os dias da minha vida registrados sob o olhar dele. É um trabalho incrível de memória que tenho muito carinho, a grande herança e preciosidade da minha família. No podcast contamos, eu e ele, um pouco sobre a história dos cadernos e tudo o que isso envolve. Ficou emocionante demais 🥹
Quando fiz 30 anos, no auge da pandemia, resolvi ler todos os cadernos pela primeira vez (claro que sempre leio trechos e dias aleatórios, mas nunca tinha feito o exercício de ler tudo em ordem cronológica). Foi uma viagem interna muito maluca de semanas e rendeu muito assunto na terapia e um sentimento de gratidão por ter uma família tão legal e unida. Os cadernos são a maior prova de amor do meu pai pra gente. Aliás, aproveitando pra divulgar o SOL, uma newsletter bem legal com recortes de notícias que ele manda diariamente via WhatApp.
Falando em diários, fiquei encantada com o novo livro da Patti Smith, o Um livro dos dias, da Companhia das Letras. É um apanhado de um ano de postagens do perfil do Instagram dela, com fotos e pequenos comentários.
🚀 Um elevador para o céu. Mais um site interativo incrível do Neal.fun.
📱O conceito “cara de smartphone", ou porque algumas pessoas parecem mais modernas que outras. (Dazed)
👗 A temporada final de Marvelous Mrs. Maisel está boa demais! Achei o jeito que encontraram de dar saltos temporais um dos melhores que vi nos últimos tempos. Se você ainda não assistiu, corre que dá tempo!
🤖 Em vez de AI deveríamos falar de EI, Entertainment Intelligence. (Meio e Mensagem)
🎤 É o fim da era de ícones adolescentes. (i-D)
Um apanhadão de notícias sobre a greve dos roteiristas americanos. E todos os ótimos cartazes de protesto que isso está rendendo.
💻 Com toda essa discussão da PL da Fake News, vale recuperar o ótimo guia da dieta da mídia digital no Brasil, que mostra como os brasileiros usam a internet. (InternetLab)
👀 Será que o K-Pop finalmente se tornou mainstream? (Nylon)
🖼️ Ótimo texto da pesquisadora Giselle Beiguelman sobre inteligência artificial e as novas políticas das imagens. (Revista Zum)
Adorei o especial da New York Magazine com um panorama das It Girls nas últimas décadas. Inclusive, desbloqueou aqui a memória da Cory Kennedy, que na minha adolescência era um ícone (muito antes de toda a onda de blogueiras e influenciadoras) de todo fã de Skins. Quem lembra?
🎧 Podcast bem legal sobre o caso da música do Drake criada por IA. A discussão toda sobre os limites da cópia e da criatividade me lembrou muito o documentário Everything is a Remix, que apesar de ser de 2015, ainda é bem atual. (Vox)
⏰ Quem inventou a medida do tempo? (Scientific American)
⚽️ O time de futebol trans que está fazendo história. (CNN)
Por hoje é só! Para terminar o novo disco da Jessie Ware que tá uma delícia e faz a gente querer teletransporte para a pista de dança. Quem quiser, pode me seguir no Instagram e no Twitter para mais pílulas de indicações até a próxima edição. Bom final de semana para vocês 🪩
Eu fiquei muito emocionada ouvindo o podcast com a história dos cadernos. Passei os últimos dias pensando no teu pai, na memória, e no tesouro da escrita. Um abraço carinhoso
Amei o episódio do podcast, me senti ouvindo a história da família de uma amiga! Seu pai é demais!