Galáxia • it’s ok baby girl
Um livro para quem gosta de video games, os desinfluencers e a polêmica dos algoritmos de recomendação
🎮 Terminei de ler Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã, da Gabrielle Zevin e entendi todo o hype em cima do livro. O formato me lembrou um pouco A Idiota e o ótimo Casa de Doces (que inclusive já indiquei por aqui) e, além de ser uma leitura delicinha e emocionante, tem como pano de fundo o universo gamer. A leitura me fez ter vontade de reassistir o documentário Indie Game: The Movie e a série GDLK, que contam um pouco sobre a história da indústria dos games e são cheios de referências. Indico demais!
🎵 Sou muito fã da COLORS e o editorial que eles fizeram com artistas do Vietnã está ó 👌.
🚺 Dia da Mulher chegando e com ele a hipocrisia. Esse bot mostra a diferença salarial entre homem e mulher de todas as empresas que mencionam o Dia da Mulher no Twitter. (Gender Pay Gap Bot)
👀 Como melhorar a relação com seu celular. (The Washington Post)
🎙️ Pra quem ama podcasts, a Natália Silva tem uma newsletter perfeita com indicações semanais, a
. Descobri essa semana que ela coloca todos os episódios nessa playlist do Spotify, vale acompanhar!😔 Centenas de meninas estão sendo envenenadas no Irã: vice-ministro iraniano diz que envenenamento respiratório é intencional para impedir que as estudantes frequentem a escola. (Nexo)
🖲️ No meio de todos esses cortes em empresas de tecnologia, é triste ver que as iniciativas de diversidade estão com os dias contados. (Fast Company Brasil)
🫶 As mulheres do ano da Time, com presença ilustríssima da nossa ministra Anielle Franco.
🎼 Meu sonho é me vestir igual a Lydia Tár, estilo também conhecido como “Frigid-Bitch Winter”. (The Cut)
🎤 Achei o line-up do C6 Fest impecável (mas por que tão caro 😩?)! Feliz demais em finalmente poder ver a Arlo Parks ao vivo (se você não conhece ela, corre que ainda dá tempo de se apaixonar antes do show).
🖼️ Dois programas culturais para quem é ou estará em SP nos próximos meses: a nova Pina Contemporânea, que abriu as portas nesse final de semana, e a exposição do Marc Chagall no CCBB.
☀️ E pra quem é do Rio, corre pra aproveitar os últimos dias da casa do Instituto Moreira Salles, que vai ficar fechada para reforma por pelo menos quatro anos.
📱O Guardian fez uma ótima matéria sobre a onda dos desinfluencers, uma reação contra o consumo excessivo que está se espalhando pelas redes sociais (principalmente no TikTok). A Dazed também já tinha levantado essa bola no ano passado.
💻 Garotas negras são as maiores curadoras de cultura da internet (e fora dela!). De moda até memes, praticamente tudo começa com elas. (Vox)
🚀 Sou muito fã do trabalho da futurista Lydia Caldana, idealizadora do Future Resources, uma plataforma e comunidade para pesquisadores. Vale salvar ai o Notion dela, que é cheio de links legais 👀.
🎧 Estou escutando o podcast Ser Sonoro e gostando bastante. São episódios curtos, mas cheios de informação sobre nossa relação com sons e música.
🤖 Tenho acompanhado atentamente a discussão sobre as big techs e os algoritmos de recomendação. Pra quem não viu, uma família está processando o Google alegando que a plataforma teria uma parcela de culpa pelos atentados na França em 2015, por recomendar vídeos extremistas para os seus usuários. Nos Estados Unidos, uma lei protege as plataformas desse tipo de acusação, já que não considera elas responsáveis pelos conteúdos postados. É como processar uma livraria por ter livros violentos (ou então por escolher colocar na vitrine esses livros). Enfim, vale escutar esse podcast do Gadget Lab sobre o assunto e, para quem quiser mergulhar ainda mais nesse buraco, recomendo demais o podcast Rabbit Hole, do NY Times.
Por hoje é só! Estava testando qual o melhor dia da semana para mandar a newsletter e decidi enviar sempre na terça-feira de manhã. Agora fica mais fácil me encontrar no mesmo bat-hora-e-local, semana sim, semana não. Quem quiser pode me seguir no Instagram que acabo sempre mandando algumas dicas por lá também :) Até mais!
amei a indicação do Ser Sonoro! obrigada demais ❤️ essa seleção de links tá muito muito boa.
Ahhh, acredita que peguei para ler esse livro hoje? Amei