Galáxia • GRWM
Nova série da Lena Dunham, dismorfia financeira e um guia com os gatos de rua pelo mundo
Sei que dei uma sumida, mas ainda estou tentando entender qual fluxo de envio funciona melhor – quinzenal ou semanal. De qualquer forma, viajei no feriado de junho e demorou um pouco até corpo&cabeça aterrissarem de volta. Fui passar uns dias no calorzão de Paris para assistir o show da Beyoncé e voltei cheia de achados legais, vou montar uma edição especial pra mandar pra vocês em breve!
Fora isso, estou aqui com os discos novos da Lorde e da Haim no repeat, quase terminando a nova temporada de The Bear (vocês estão gostando?) e organizando o segundo semestre. Fiz algumas mudanças na minha rotina esse ano e, parando pra analisar agora, estou sentindo diferença no meu humor e na disposição. Pensando se devo fazer uma news só sobre isso 👀.
Bom, vamos lá! Essa edição está bem recheada, espero que gostem :)
📚 Ana Maria Gonçalves é eleita para ABL e se torna primeira mulher negra a virar imortal! (Folha)
🏳️⚧️ Acesso de pessoas trans ao mercado de trabalho é mínimo – e quem chega precisa ter condições para ficar. (Gênero e Número)
🌱 Como a agroecologia transcende a simples produção agrícola: o termo foi adotado pelos povos indígenas ao integrar saberes ancestrais, que fortalecem a defesa dos territórios e o equilíbrio climático. (Narrando Utopias)
💼 Questionar a carreira depois dos 30 é normal e sinal de crescimento. (Fast Company)
🧬 Reino Unido dá os primeiros passos para criar genoma humano sintético com novo projeto de pesquisa ambicioso. (Wellcome)
O @sodremat lançou um podcast novo para discutir internet e cultura pop, tô curtindo!
🤖 “AI City”: megaprojeto de data center avança em Eldorado do Sul sem diálogo com moradores. (Intercept)
🎶 Blues lésbico de Ma Rainey é reconhecido como um dos primeiros hinos gays da história. Aliás, sempre indico o filme sobre ela, tem na Netflix! (BBC)
🏡 Estudo revela como o brasileiro decide, sente e investe na construção do próprio lar. (Globo)
💸 Dismorfia financeira: quando o saldo está ok, mas a cabeça diz o contrário. (Lëtzebuerger Journal)
🎬 O NY Times listou os 100 melhores filmes do século com votos de personalidades do cinema. Fiquei feliz que já assisti 75, minha graduação em audiovisual e participação no cineclube da minha escola tem crédito nisso!
⚖️ Ferramenta com IA do Núcleo ajuda a buscar e entender leis federais brasileiras. (Legislatech)
🐱 Esse guia maravilhoso mostra onde encontrar gatos de rua pelo mundo, de Istambul a Cairo. (Washington Post)
👁️🗨️ Do rastreamento ocular à decodificação de sinais cerebrais, a IA está ficando cada vez melhor em interpretar padrões do corpo humano. Como isso pode mudar diagnósticos, animações, segurança e até a forma como entendemos a mente? (NY Times)
🎤 Música “Chinga La Migra” virou hino dos protestos anti-ICE três anos após ser lançada. (Hearing Things)
Descobri essa semana que o filme Amor maldito, da Adélia Sampaio, está disponível no YouTube. Um clássico queer e o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra na história do cinema brasileiro.
🌍 Duas jornadas entre o Cabo e o Cairo revelam os limites da livre circulação na África. Spoiler: é mais fácil transitar pelos países africanos como estrangeiro do que como africano. (Africa Is a Country)
🧹 Moderadores do TikTok denunciam traumas, censura sindical e abusos em países como Turquia, Quênia e Índia. (Rest of World)
🤐 O silêncio desconfortável revela mais sobre nosso desejo de pertencimento do que sobre a ausência de palavras. (Aeon)
🎶 Jogo criado por desenvolvedores das periferias transforma videogame em palco da música independente. (Alma Preta)
Curiosa para assistir o novo documentário da Petra Costa.
🎶 Quando juntam meus dois tristões favoritos: Ocean Vuong escrevendo sobre Sufjan Stevens. (Lit Hub)
🎨 Muito além de uma estética exuberante que bomba nas redes, o maximalismo é uma expressão de liberdade, resistência e pertencimento para mulheres negras. (AzMina)
🎧 O gosto virou inteligência: em tempos de excesso e algoritmo, discernimento virou poder. (Wild Bare Thoughts)
🎮 Relooted é o game sul-africano onde você rouba de museus ocidentais os artefatos africanos que nunca deveriam ter saído de lá. (PC Gamer)
Ainda não assisti, mas as críticas da nova série da Lena Dunham estão ótimas. Quem já viu?
Por hoje é só, semana que vem tem mais. Quem quiser me seguir no Instagram, posto coisas por lá eventualmente. Bom final de semana!
"Fiz algumas mudanças na minha rotina esse ano e, parando pra analisar agora, estou sentindo diferença no meu humor e na disposição. Pensando se devo fazer uma news só sobre isso 👀" - faz simm!!!