[extra] Galáxia • livrarias especializadas
Um giro pelas minhas livrarias temáticas favoritas de SP e do mundo
Esse mês temos Galáxia toda semana! A ideia é intercalar as dicas de conteúdos com algumas edições especiais. No futuro, essas edições serão enviadas exclusivamente para os apoiadores da newsletter.
Sou fã de livrarias desde que me entendo por gente. Talvez pelas horas acompanhando o meu pai quando era pequena, ou pelas milhares de vezes que já assisti o filme Mensagem para Você com a minha mãe. O fato é que é um dos meus programas favoritos e quase impossível passar reto por uma livraria quando vejo uma por aí.
Imaginem então a minha felicidade quando vejo pipocar novas livrarias de rua aqui pelo meu bairro. No mês passado, foram mais de quatro! Eu particularmente amo quando a livraria se especializa em um tema ou gênero específico e virou quase um desafio pessoal procurar esse tipo de loja quando viajo. Por isso, reuni as minhas favoritas em um guia para vocês. Espero que gostem!
Gato sem rabo ~ livros escritos por mulheres
A Gato sem Rabo é uma livraria que fica embaixo do minhocão, no centro de São Paulo. Com um espaço bem aconchegante e uma ótima seleção de livros escritos por mulheres, é com certeza um dos meus lugares favoritos da cidade.
Onde? R. Amaral Gurgel, 352 - Vila Buarque
Livraria Eiffel ~ foco em design e arquitetura
A Livraria Eiffel tem um catálogo incrível de livros de arquitetura, urbanismo, design e paisagismo. Minha dica é esticar o passeio no vizinho Bonita Café, pra tomar o ótimo matcha latte deles.
Onde? Praça da República, 183 - Centro
Livraria Miúda ~ paraíso dos livros infantis
A Miúda fica em uma casinha delícia na Pompéia com uma ótima seleção de livros infantis. Vale também ficar de olho nos eventos, sempre tem coisa legal para as crianças.
Onde? Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 - Pompéia
LiteraRUA ~ literatura na periferia
Além de editora, a LiteraRUA também tem um espaço físico no Limão, com livros com narrativas periféricas.
Onde? Av. Deputado Emílio Carlos, 179 - Loja 4 - Limão
Aigo ~ histórias imigrantes
A Aigo tem uma curadoria impecável de narrativas imigrantes, com livros de diferentes partes do mundo e do Brasil. As dicas dos livreiros é um charme à parte. Fica em uma vila no Bom Retiro e é o ponto de partida perfeito para um passeio pelo bairro.
Onde? Rua Ribeiro de Lima, 453 - loja 73 - Bom Retiro
Livraria Bandolim ~ música e outras coisinhas
A Bandolim abriu recentemente na Santa Cecília e, apesar de ter livros de gêneros variados, o foco é em música, com uma seleção de biografias, partituras e vinis, além de shows e eventos que acontecem eventualmente.
Onde? Rua Conselheiro Brotero, 952 - Santa Cecília
Banca Tatuí ~ para quem gosta de publicações independentes
A Banca Tatuí é parada obrigatória na Vila Buarque e repleta de livros de diferentes formatos: desenhos de publicações experimentais, livros sanfonados, pop-ups, flagbooks, flipbooks. Perfeito para quando você precisa presentear alguém.
Onde? Rua Barão de Tatuí, 275 - Vila Buarque
Livraria Francesa ~ o lugar do francófono
Fugindo um pouco do hype, a Livraria Francesa existe desde 1947 e é a única livraria especializada na língua francesa na América Latina. Eu ia muito com o meu pai quando ficava no centro, mas agora eles estão com um espaço novo na Zona Sul.
Onde? Av. Indianópolis, 1697 - Moema
Desculpe a Poeira ~ o sebo mais charmoso de SP
São Paulo está cheia de sebo legal, mas eu adoro o Desculpe a Poeira, uma garagem com achados variados.
Onde? Rua Sebastião Velho, 28-A - Pinheiros
Pelo mundo:
💓 Nos EUA, estão bombando livrarias focadas em romances, com livros sobre amor em destaque e eventos como noites de trivia e tarô, fazendo o gênero crescer ainda mais.
🔎 A The Mysterious Bookshop em Nova York é focada em livros de suspense e true crime.
🏳️🌈 A Gay's the Word, é a primeira livraria LGBTQ+ do Reino Unido.
🏳️🌈 A Maricafe em Buenos Aires também é focada em narrativas queer e, além de livraria, também tem um bar e um café.
🧳 Em Barcelona, a Altaïr é especializada em viagens. Com guias e alguns gadgets para viajantes aventureiros.
🎨 A Ofr. é minha favorita em Paris, com um catálogo incrível de arte e design.
📰 Em Berlin, a ROSA WOLF tem revistas do mundo todo e uma curadoria extremamente cool.
🍳 A Books for Cooks em Londres é especializada em livros de culinária.
🐈 Em Nova York, a Pillow Cat tem livros de gêneros variados, mas com uma condição: todos precisam ter algum personagem animal.
🎞️ Um clássico de Hollywood é a Larry Edmunds, com livros focados em cinema e teatro.
🌊 E La Librerie del Mare em Milão é especializada em livros e narrativas náuticas.
Claro que são só algumas que já visitei (ou quero visitar), mas sei que a lista é enorme. Conhece alguma imperdível também? Me manda que vou adorar atualizar a listinha aqui.
Por hoje é só! Semana que vem voltamos com edição fresquinha da Galáxia, recheada de links e dicas boas. Quem quiser me seguir no Instagram, posto eventualmente por lá também! 🧡
Que demais! <3 e que saudade da Gato!
Uma sugestão: na Vila Mariana, acho que na rua Joaquim Távora, tem uma especializada em literatura queer. Vale dar uma olhadinha!
Adorei o guia, já salvando aqui pra referência futura. Em Lisboa, tem a Palavra de Viajante, na Rua de São Bento, e a Poesia Incompleta, na Rua de São Ciro, com livros de viagens e poesia respectivamente. E tem também a Tinta nos Nervos, na Rua da Esperança, com graphic novels, HQ e afins (essa tem espaço de exposições e um café bem gracinha nos fundos)